MyStartup: Agile, Lean e Design Thinking integrados dando dinâmica a um modelo de negócios(Business Model Canvas)

Por que tantos negócios falham ?

O que falta ?

Por que e como inovar ?

Uma solução é inovadora quando ela é desejável, factível e viável ao mesmo tempo. Todo empreendedor precisa identificar o mais cedo possível e de forma mais clara, qual tipo de inovação ele pretende desenvolver. Isso contribui certamente para aumentar as chances de sucesso do produto.

Por que startups falham ? Que modelos existem para ajuda-las ?

A maioria das startups falham em demorar a descobrir o mercado que estão inseridas, localizar seus primeiros clientes, validar suas hipóteses, e assim crescer seu negócio. Existem diversos modelos e processos que buscam ajudar o empreendedor em sua jornada . Alguns dos modelos existentes recomendam o uso do Design Thinking durante o processo de descoberta da criação de softwares inovadores.

LEAN

Blank(2013) criou um modelo que une o modelo de desenvolvimento do cliente com o modelo de desenvolvimento do produto, a fim de oferecer o melhor suporte para startups descobrirem os clientes e desenvolverem o produto.

DESIGN THINKING

O Design Thinking é um processo criativo que usa mecanismos para identificar problemas e gerar soluções inovadoras. Imersão é a fase em que a equipe precisa decidir por um ponto de partida, ou seja, precisa restringir qual desafio irá atacar. Depois se inserir no contexto do desafio a fim de entender como as pessoas vivem, o que falam, o que pensam, o que gostam, de modo a identificar necessidades e consequentemente perceber os problemas. Como resultado dessa fase são gerados: problema, hipóteses e persona.

SCRUM

As metodologias ágeis são consideradas como o processo mais viável para startups de base tecnológica, devido sua natureza flexível. O objetivo das metodologias ágeis é gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software por um conjunto de regras simples e funções flexíveis a fim de estar apto ao inesperado.

Na minha vivência como empreendedora e em gestão de projetos…

Dentro de uma startup de base tecnológica, tipo de empreendimento em especial de risco, incertezas, recursos limitados e a necessidade de ser ágil, torna crítico o uso de ferramentas que auxiliem o rápido aprendizado, a qualidade do produto e o foco no cliente.

Vamos logo para a pergunta: construir um produto de sucesso garante que terei uma startup de sucesso?

Um produto de sucesso é aquele que entende um JBTD, ou seja, é algo em software ou qualquer outro meio que quando chegar na mão de um usuário final vai ajudá-lo a cumprir uma tarefa ou desejo antes não alcançado.

Canvas MyStartup

FEEDBACKS

Obrigada \o/

--

--

suzyanneoliveira.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store